Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMA participam da Copa Budokan de Karatê

Alunos do IFMA participam da Copa Budokan de Karatê

Os atletas do Instituto voltaram para São João dos Patos com um saldo de 10 medalhas.
  • por Assessoria de Comunicação, com informações do campus.
  • publicado 14/09/2016 08h51
  • última modificação 14/09/2016 08h52

Alunos Patoenses Copa Budokan Karatê (3)Dez alunos e uma professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São João dos Patos participaram da XXIV Copa Budokan de Karatê, realizada no último sábado (10) no Ginásio do Sesc Deodoro, em São Luís. A delegação patoense finalizou as disputas com um saldo total de 10 medalhas. A competição faz parte do Circuito Nacional de Karatê, que ocorre em todas as regiões do Brasil servindo de pontuação no ranking nacional organizado pela Confederação Brasileira de Karatê.

Os atletas do IFMA se preparam por meio de um projeto de treinamento esportivo de karatê voltado para alunos e servidores da unidade. A equipe participou da Copa acompanhada da técnica em assuntos educacionais Keyla Sorene, pelo assistente de alunos Francisco Nilson e pela professora Érica Brito, que coordena as atividades do esporte no campus e também competiu no evento.

Os alunos competiram nas modalidades kata (demonstração de golpes) e shiai kumite (combate real com pontuação), levando para casa 7 medalhas de bronze e uma de prata. Já a professora ganhou uma medalha de bronze no kata e uma de ouro no shiai kumite. Todos os atletas que conseguiram subir ao pódio pontuaram no ranking brasileiro de karatê.

“Esta foi a primeira competição dos nossos karatecas fora do IFMA. Eles ficaram maravilhados com o que vivenciaram e empolgados para melhorarem cada vez mais não somente nos aspectos técnicos, mas também nos aspectos filosóficos dessa arte marcial”, pontua Brito.

Próximas competições

O próximo desafio dos estudantes será o Torneio de Karatê nas primeiras Olimpíadas Patoenses. Os Jogos serão realizados nos dias 21 e 22 de setembro no IFMA, com a parceria de outras escolas da região e da prefeitura da cidade. Os jogos estão sendo coordenados pelos professores de educação física do IFMA e das outras escolas participantes.

Já dia no 13 de novembro, os karatecas terão outro desafio, dessa vez o Circuito Nacional de Karatê em Teresina/PI, cujas disputas também servem para pontuar no ranking nacional.