Página Inicial > Notícias > Campanha Setembro Amarelo teve atividades no Campus

Campanha Setembro Amarelo teve atividades no Campus

Com a participação de alunos e servidores, programação envolveu reflexões sobre a realidade e as formas de prevenir o suicídio
  • publicado 03/10/2016 09h51
  • última modificação 03/10/2016 09h52

setembro-amarelo-sjp-4

“Falar é a melhor solução”. Com esse lema, a campanha internacional de conscientização Setembro Amarelo, voltada para a prevenção do suicídio, envolveu diversas instituições em todo o mundo. O Campus São João dos Patos aderiu à causa, que tem o objetivo de alertar a população a respeito da realidade desse tema no Brasil e em outros países, bem como as formas de prevenir o problema.

No dia 21 de setembro, o Campus São João dos Patos coloriu-se de amarelo em apoio à causa da campanha. A iniciativa de contribuir com a discussão sobre a prevenção ao suicídio na comunidade acadêmica foi promovida pela equipe do Núcleo de Assistência ao Educando (NAE).

setembro-amarelo-sjp-3

Durante a programação, foi exibido um filme sobre suicídio na adolescência para todos os alunos do ensino médio integrado. Em seguida, realizou-se um debate sobre a importância de se conhecer e perceber a manifestação dos sinais e os fatores de risco associados ao suicídio, tais como o isolamento, depressão e demais transtornos psicológicos, uso de álcool e outras drogas, exposição à violência, conflitos familiares e experiências estressoras. Os alunos participaram com depoimentos anônimos e mensagens de ânimo aos colegas.

Além disso, houve uma palestra sobre transtornos psicológicos ministrada pela psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município, tendo como público-alvo os professores e alunos do ensino superior. Os palestrantes enfatizaram a importância da busca por ajuda profissional, nas unidades básicas de saúde e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Setembro Amarelo

setembro-amareloRealizada desde 2014, a iniciativa se concretiza pela identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela (iluminação noturna ou outros recursos visuais), além da ampla divulgação de informações. Em todo o mundo, o movimento acontece durante todo o mês de setembro, havendo uma atenção especial no dia 10, quando se celebra o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

No Brasil, o Setembro Amarelo foi iniciado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com as primeiras atividades concentradas em Brasília. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP, na sigla em inglês) estimula a divulgação da causa.