Página Inicial > Notícias > Diretor-geral eleito apresenta propostas para o Campus

Diretor-geral eleito apresenta propostas para o Campus

Assumindo o cargo após vitória nas eleições de maio, Elissandro Tavares fala das perspectivas para o mandato de quatro anos (2016-2020)
  • por Augusto do Nascimento
  • publicado 17/10/2016 11h49
  • última modificação 17/10/2016 11h49

posse-reitor-e-diretores_2016-103

Eleito para o cargo de diretor-geral do Campus do IFMA em São João dos Patos, o professor de Química Elissandro Tavares da Silva apresentou algumas das principais propostas que planeja pôr em prática durante o mandato de quatro anos, no período de 2016 a 2020. Em 16 de setembro, ele e outros 17 diretores-gerais de campi tomaram posse em São Luís, em cerimônia conduzida pelo reitor reeleito Roberto Brandão.

“Com a crise que o Brasil está atravessando agora, é o momento de buscarmos parcerias para que as coisas venham a acontecer”, disse o novo diretor do Campus São João dos Patos, indicando o modelo de gestão que pretende intensificar, baseado na cooperação do IFMA com outras instituições, a fim de desenvolver as atividades e ações propostas.

No âmelissandrobito da assistência ao educando, Elissandro Tavares considerou que o alunado é o principal foco e objetivo da instituição, de forma que serão reforçados os programas já desenvolvidos, buscando-se ainda ampliar a distribuição do atendimento ao público discente. Na avaliação do gestor, as políticas nessa área dão suporte aos alunos para desenvolverem as atividades de ensino e a vida nas dimensões acadêmica, cidadã e profissional.

Ao tratar dos aspectos que considera favoráveis para o cumprimento da agenda de gestão, Elissandro Tavares considerou justamente a assistência ao educando como um ponto forte, especialmente por beneficiar o público estudantil e atender à expectativa da comunidade de ter o apoio do Instituto na formação integral dos jovens. Ele apontou as práticas desportivas que ocorrem no Campus, referência na região, como fator a ser também reforçado durante a gestão, em vista dos resultados positivos que apresentam com os alunos e os efeitos no desenvolvimento institucional.

posse-reitor-e-diretores_2016-17Sobre o ensino, o diretor-geral do Campus São João dos Patos disse que pretende implantar os recursos da Educação a Distância (EaD) nos cursos técnicos, sendo programado para o próximo ano o início do curso superior de Matemática na modalidade EaD. Elissandro Tavares ressaltou o plano de buscar parcerias para que no futuro o campus ofereça cursos de pós-graduação (especialização na área de Educação e Mestrado Interinstitucional / Minter).

Em recente visita do reitor Roberto Brandão ao Campus São João dos Patos, o novo diretor-geral apresentou a equipe que assumiu a gestão da unidade para o período 2016-2020.

Gestão anterior

O professor Antônio Maia de Oliveira, que ocupou o cargo de diretor-geral na gestão anterior, disse ter cumprido o objetivo de instalar e pôr em funcionamento a unidade do IFMA na cidade. Segundo ele, as atividades de ensino, pesquisa e extensão se estruturaram em seu mandato, restando apenas a área da pós-graduação a ser desenvolvida, por constituir um processo mais demorado.

Em relação ao sucessor, Antônio Maia disse que o novo diretor-geral vai encontrar desafios, considerando-se que as dificuldades para se buscarem ações são maiores nos campi em municípios do interior maranhense. “O gestor sozinho não faz nada”, disse o ex-diretor do Campus São João dos Patos, concluindo que o trabalho em equipe e a democracia levam à qualidade da gestão e à satisfação dos públicos de interesse com os serviços oferecidos pelo Instituto.