Página Inicial > Notícias > Campus sedia primeira edição das Olímpiadas escolares

Campus sedia primeira edição das Olímpiadas escolares

Com diversas modalidades esportivas, evento realizado nas instalações da unidade do IFMA reuniu instituições de ensino de São João dos Patos
  • por Assessoria de Comunicação
  • publicado 18/10/2016 07h43
  • última modificação 18/10/2016 07h43

olimpiadas-1

Em ano de jogos olímpicos mundiais, a cidade de São João dos Patos, na Região do Sertão Maranhense, também foi contagiada pelo espírito esportivo, com a realização da primeira edição da Olimpíada Escolar Patoense. O evento ocorreu nos dias 21 e 22 de setembro, no campus do IFMA, com a participação de alunos de escolas públicas e particulares, além de estudantes universitários do vizinho Estado do Piauí.

“A Olimpíada mostrou que o papel da Educação Física nas escolas de São João dos Patos está trilhando o caminho certo”, disse o professor Eduardo Miranda Santos, que leciona a disciplina no IFMA, reforçando que o evento pretende ser ainda melhor em 2017. Além do Instituto, participaram das competições as escolas da rede estadual de ensino Paulo Ramos e Josélia Almeida Ramos (CEJAR), a instituição particular Valmar, e acadêmicos de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e da Faculdade do Médio Parnaíba (FAMEP).

A 1ª Olimpíada Escolar Patoense envolveu a disputa de atletas em várias modalidades esportivas (atletismo, ciclismo, voleibol, handebol, natação, xadrez, dama, tênis de mesa, karatê e jiu-jitsu). Para a comunidade patoense, os jogos representaram um dos maiores eventos esportivos em nível escolar já realizados na região, destacando-se o papel motivador de ter levado para a realidade das escolas algumas práticas desportivas menos populares e até mesmo desconhecidas para muitos alunos.

Alfredo Mendes, aluno do curso Técnico em Vestuário do Campus São João dos Patos, ressaltou a competição do karatê, esporte que trouxe muitas mudanças em sua vida. “Esse momento das Olimpíadas, em que a comunidade patoense nos observou, me fez ver que as pessoas descobriram que o esporte é praticado na cidade”, comentou ele, concluindo que muitas outras pessoas podem vir a treinar essa arte marcial.

O professor Ângelo Saraiva, do CEJAR, também enfatizou o desafio de introduzir no universo escolar várias modalidades ainda desconhecidas dos discentes. “Os resultados foram satisfatórios e nos impulsionam a investir para que em 2017 possamos ter o maior número de alunos inscritos e disputando melhores posições na próxima edição”, disse ele.

A instituição anfitriã da 1ª Olimpíada Escolar Patoense se destacou com o maior número de medalhas de ouro, assim como pela presença de atletas nas primeiras colocações nas mais diversas provas. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório do Campus São João dos Patos, em 28 de setembro.