Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Campus São João dos Patos presente na 13ª Exporsertão

Campus São João dos Patos presente na 13ª Exporsertão

• publicado 19/05/2012 01h49
  • última modificação 19/05/2012 01h49
exposertao3A escola, que no último dia 04 de abril, completou um ano de existência, marca presença em uma das maiores feiras agropecuária da região, que acontece no município entre os dias 17 e 20 de maio. No local, o IFMA mantém um stand, onde alunos, professores e técnicos administrativos se revezam no atendimento aos visitantes, respondendo suas dúvidas sobre a instituição, contando com o auxílio de materiais informativos como: folders, banners, paineis e fotografias.
Segundo o diretor, Gedeon Reis, é a segunda vez que o campus participa da exposição, desta vez, com um número maior de projetos a serem apresentados para o público, entre eles: Pronatec, Mulheres Mil, Blitz Ecológica, Projetos de Sustentabilidade e Semana da Consciência Negra.
exposertao4A aluna do curso técnico em Comércio subsequente, Gerusa de Santana, prepara-se para a formatura que acontece em julho. “Sou da primeira turma. Estamos aqui ajudando a divulgar os cursos, especialmente superiores, muito procurados pelos estudantes. Faço questão de frisar que temos ótimos professores, que trabalham de forma a ajudar o aluno a superar suas dificuldades, é muito diferente da escola onde conclui o ensino médio”, avalia.
Exposerto1O início das atividades do Campus São João dos Patos na Exposertão contou também a presença do pró-reitor de Planejamento e Administração do IFMA, Roberto Brandão. Na oportunidade, voltado para uma plateia formada por servidores da escola, proferiu a palestra sobre “Planejamento Institucional”.

exposertao2Segundo Roberto é necessário que professores e técnico-administrativos entendam a diferença entre planejamento e orçamento. “Quando o professor compreende como os processos acontecem, sabe como chegar ao colega administrativo, entender sua função e mostrar o que necessita para que sua atividade possa ser melhor trabalhada em sala de aula”, esclareceu.
Em sua opinião, esse entendimento, ou seja, a interação entre atividade meio e atividade fim, é que  proporciona uma harmonia entre os servidores, fundamental para dar encaminhamento às ações e o aluno possa sentir-se satisfeito com o ambiente escolar.
exposertao5A ocasião favoreceu ainda o esclarecimento sobre os projetos de expansão do Governo Federal e seus Programas de Reestruturação, bem como a evolução dos recursos, desde o antigo Cefet, até a mudança para Instituto Federal. Para isso, o pró-reitor destacou a importância dos convênios, emendas parlamentares, parcerias, aplicações de recursos, capacitação de servidores, ofertas de cursos, assistência estudantil e Plano de Desenvolvimento Tecnológico de Informação (PDTI). Ao final, uma equipe de profissionais visitou as obras de construção do campus, previsto para ser inaugurado ainda neste semestre.