Página Inicial > Notícias > Estudantes e servidores participam de evento científico no Piauí

Estudantes e servidores participam de evento científico no Piauí

Jornada Acadêmica aconteceu no Campus Floriano da UFPI, tendo como foco as tecnologias educacionais
  • publicado 23/05/2017 12h29
  • última modificação 23/05/2017 12h34

Interação e a troca de experiências marcaram a participação de estudantes e servidores do campus do IFMA em São João dos Patos na 3ª edição da Jornada Acadêmica, promovido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento científico, que em 2017 teve o tema “Tecnologias Digitais na Educação Profissional e Tecnológica”, ocorreu no campus universitário da cidade de Floriano (cerca de 80 quilômetros do município patoense), entre os dias 9 e 12 de maio.

Estudantes e servidores de São João dos Patos seguiram a Floriano para debater sobre tecnologias na educação

A comitiva de alunos do Campus São João dos Patos foi formada por turmas dos cursos técnicos de Informática para Internet, oferecidos tanto na modalidade de ensino voltada para jovens e adultos (PROEJA) quanto no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), além do curso superior de Licenciatura em Matemática. Na Jornada Acadêmica, os estudantes fizeram parte de espaços com foco no tema do evento e na área de letramentos digitais aplicados ao ensino técnico e tecnológico, bem como de minicursos e exposição de trabalhos acadêmicos. Os alunos do IFMA foram acompanhados pelos docentes Thiago Reis da Silva e Mayara Leal Reis Fernandes, ambos da área de Informática, pela pedagoga Sandra Maria de Sousa Caminha (também professora de Educação) e por Alcyone Oliveira de Araújo, técnica em assuntos educacionais (TAE).

Realizada anualmente, a Jornada Acadêmica propõe reunir pensadores e interessados em discutir a realidade e o futuro do ensino básico, técnico e tecnológico nas modalidades presencial e a distância. Grupos de pesquisadores, professores e estudantes constituem o público-alvo, debatendo também formas de incentivar a pesquisa nessas esferas de educação. O evento teve ainda o objetivo de divulgar pesquisas ou projetos de extensão, relatos de experiência desenvolvidos na Rede Federal de Educação Profissional e outras instituições de ensino superior (IES), bem como de promover o lançamento de obras (livros, revistas, sites e afins) em áreas de interesse. Este ano, paralelamente, ocorreram as programações da 2ª Mostra de Iniciação Científica Junior e da 1ª Semana de Extensão.

“Momentos como esse são de fundamental importância para a formação dos nossos estudantes, promovendo conhecimento e troca de experiência com alunos e professores de outros locais”, disse Thiago Reis da Silva, que coordenou a participação das turmas. Com estudos ligados ao tema da Jornada Acadêmica, o professor do Campus São João dos Patos obteve este ano o título de doutor em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), propondo investigação sobre o uso no ensino básico de aulas on-line de programação de jogos digitais.