Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Estudantes participam de evento de Computação
Início do conteúdo da página Notícias

Estudantes participam de evento de Computação

Turma do curso técnico em Redes de Computadores participou da programação da Escola Regional de Informática, no Piauí
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 22/06/2017 12h01
  • última modificação 22/06/2017 12h01

Estudantes do Campus São João dos Patos marcaram presença no evento de computação realizado no Piauí

Em busca de novos conhecimentos e experiências, estudantes do Campus São João dos Patos participaram da programação da Escola Regional de Informática (ERIPI 2017), entre os dias 12 e 14 de junho (segunda a quarta-feira), na cidade de Picos (PI). Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o evento ocorreu no campus local da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A turma foi composta por alunos do 2º ano do curso técnico em Redes de Computadores, juntamente com os professores Thiago Reis da Silva e Mayara Leal Reis Fernandes, ambos da área de Informática. A programação da ERIPI 2017 envolveu palestras, minicursos e sessões técnicas, com apresentações orais e de pôsteres.

Sobre os docentes do Campus São João dos Patos que acompanharam os estudantes, Thiago da Silva obteve este ano o título de doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com uma investigação sobre o uso de aulas on-line de programação de jogos digitais no ensino básico. Na mesma unidade federativa, Mayara Fernandes se encontra atualmente no programa de mestrado desenvolvido pelas universidades do Estado (UERN) e Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Programação da ERIPI 2017 contou com a participação de professores do IFMA

Professores de Computação de outros campi do Instituto também estiveram na ERIPI 2017. De São Raimundo das Mangabeiras, Bruno Vicente Alves de Lima atua com ênfase em inteligência artificial, principalmente nas subáreas de aprendizado semissupervisonado, reconhecimento de padrões e rotulação de dados. José Jeovane Reges Cordeiro integra o quadro docente do Campus Viana, trabalhando em diferentes linhas, dentre as quais jogos educativos, engenharia de software e desenvolvimento web. Já a unidade de Timon contou com dois representantes: o professor Abilio Soares Coelho, que tem experiência em temas como tecnologias da informação e comunicação (TICs), inclusão digital e automação, dentre outros; e o analista de sistemas Stênio Klaydson Alves de Andrade, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), que é especialista em banco de dados.

ERIPI 2017

Tendo como objetivo a disseminação de conhecimentos e experiências ligados à computação, o evento agrega instituições de ensino superior do estado, e conta ainda com a participação de convidados e palestrantes de outras localidades do país. O comitê organizador da ERIPI 2017 é composto por representantes da SBC em universidades e centros de pesquisa que ofereçam cursos na área de computação.

Fim do conteúdo da página