Página Inicial > Notícias > Alunos se engajam em ações de educação inclusiva

Alunos se engajam em ações de educação inclusiva

Projeto de extensão desenvolvido em parceria com a APAE busca conscientizar comunidade sobre a o respeito às diferenças
  • publicado 04/07/2017 12h25
  • última modificação 04/07/2017 12h25

Intervenção na APAE de São João dos Patos marcou a culminância do projeto de educação inclusiva

Proporcionar novas experiências aos estudantes, a partir da convivência com a diversidade. Com esse propósito, o projeto de extensão “O direito à diferença na igualdade de direitos” vem sendo desenvolvido desde o ano passado no campus do IFMA em São João dos Patos, e conta com a parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Com coordenação da pedagoga Sandra Maria de Sousa Caminha, a iniciativa tem a participação dos alunos dos cursos de licenciatura (Física e Matemática) oferecidos pelo Campus São João dos Patos. Os estudantes engajados no projeto realizam atividades de pesquisa e reflexão crítica sobre a educação inclusiva no país e na região próxima do município. Mas além da dimensão teórica, têm presença em um ambiente real de aprendizagem, onde podem interagir com pessoas com algum tipo de deficiência.

Uma intervenção no espaço local da APAE, seguindo o calendário de festividades juninas, marcou a culminância do projeto. A entidade beneficente atua em diversas frentes: assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo e pesquisa, dentre outros. Para cumprir sua missão, a APAE promove e articula as ações com orientações e prestação de serviços, bem como apoio à família, tendo como foco melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência e construir uma sociedade justa e solidária.

Segundo a proposta de “O direito à diferença na igualdade de direitos”, conviver com a diversidade favorece novas experiências a todos, no sentido de combater o preconceito, estimular e valorizar o respeito às diferenças. Os participantes do projeto – futuros professores, em processo de formação nas licenciaturas – reconhecem a igualdade nesse contexto, sendo levados também a conhecer a realidade educacional em instituições de atendimento a pessoas com deficiência, e a interagir com alunos com necessidades especiais. Dessa forma, tomam consciência da importância de aliar a teoria à prática para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Turmas das licenciaturas interagiram com alunos da APAE: teoria e prática para um ambiente solidário

Para os idealizadores da iniciativa, a difusão de uma cultura de inclusão busca sensibilizar o público interno do Campus São João dos Patos, para receber positivamente as pessoas com deficiência, contribuindo para a criação de um ambiente solidário, de combate ao preconceito e à discriminação.

Licenciada em Pedagogia, a coordenadora Sandra Caminha é professora de Educação no Campus São João dos Patos. Com especializações nas áreas de Psicopedagogia, Gestão Pública e Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), ela integra atualmente o programa de mestrado interinstitucional (Minter) em Memória, Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em parceria com o IFMA.

GALERIA DE IMAGENS

– Projeto de extensão “O direito à diferença na igualdade de direitos” –