Página Inicial > Notícias > Alunos de Redes visitam empresa de telecomunicações

Alunos de Redes visitam empresa de telecomunicações

Em atividade da disciplina de Cabeamento, turma de estudantes viajou à cidade de Floriano (PI)
  • publicado 06/12/2017 13h01
  • última modificação 06/12/2017 13h01

Adquirir novos conhecimentos de forma diferenciada. Esse foi o principal objetivo da viagem que alunos do 2º ano do curso Técnico em Redes de Computadores (forma integrada) fizeram à cidade de Floriano (PI). A atividade ocorreu no dia 21 de novembro (terça-feira) e envolveu visita técnica à empresa Virtex Telecom, que oferece serviços de internet banda larga com fibra óptica para a região centro-sul do estado do Piauí.

Segundo informações do Campus São João dos Patos, a viagem de trabalho foi organizada durante a disciplina de Cabeamento Estruturado, ministrada pela docente Mayara Leal Reis Fernandes, e teve acompanhamento do assistente de alunos Lucas Vieira de Sousa Oliveira. Essa matéria aborda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma rede (servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores).

Além de promover a integração da turma, a visita técnica à Virtex Telecom serviu para que os estudantes soubessem comparar e distinguir cabos através de características elétricas e mecânicas, conhecendo os tipos de cabeamento horizontal e vertical. Outro ponto de destaque foi a oportunidade de verem a aplicação das normas técnicas de instalações de cabos, conectores e concentradores, e desenvolverem na prática a habilidade de manipular ferramentas e equipamentos necessários na execução de projetos de redes locais. O grupo pôde ainda conhecer os tipos de cabeamento óptico.

Durante a atividade, a empresa mostrou sua infraestrutura de redes de computadores, possibilitando aos visitantes aprofundar os conhecimentos acerca dos tipos de cabos apropriados para instalação de redes locais e metropolitanas, uma das principais habilidades exigidas ao profissional de redes. O diretor administrativo Samuel de Lucena Martins apresentou palestra motivacional aos estudantes, e propôs parcerias entre a Virtex Telecom e o IFMA, e ainda sorteou roteadores. Outros colaboradores que participaram do encontro foram a assistente administrativa Claydiene Silva Pereira Carvalho, o analista de redes Paulo Vinicius Bezerra e Silva, que tratou do funcionamento da rede da empresa para prover serviços aos clientes. O técnico de Infraestrutura Kislei Adão da Rocha demonstrou práticas com a utilização de fibra óptica e levou a turma ao Data Center da empresa.