Página Inicial > Notícias > Campus lança curso de Cooperativismo em Paraibano

Campus lança curso de Cooperativismo em Paraibano

Oferecida na modalidade a distância, iniciativa teve aula inaugural no mesmo dia em que iniciou o curso de Redes de Computadores, na sede Campus
  • Assessoria de Comunicação, com informações do blog "Paraibano News"
  • publicado 16/03/2018 09h58
  • última modificação 16/03/2018 09h58

Campus São João dos Patos promoveu aulas inaugurais de dois cursos (Cooperativismo e Redes) no mesmo dia

O campus do IFMA em São João dos Patos avançou na oferta de ensino a distância, com o lançamento no município de Paraibano do curso Técnico em Cooperativismo, cuja aula inaugural ocorreu no dia 3 de março (sábado), na Escola Desembargador Sarney Costa, da rede pública municipal. A iniciativa, pelo Programa MedioTec do Ministério da Educação (MEC), é resultado da parceria entre o Campus São João dos Patos, a administração pública estadual e a Prefeitura da cidade.

Uma equipe de servidores representou o Instituto no lançamento e aula inaugural em Paraibano, tendo à frente o psicólogo Aluízio José Gonçalves e Marcela Barros, coordenadores respectivamente do MedioTec no Campus São João dos Patos e do curso de Cooperativismo. Compuseram ainda a equipe: Carlos Henrique Amaral (diretor de Ensino), Elisângela Tavares (chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais, ao qual o MedioTec está vinculado) e Iago Viana Monteiro (Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação), no suporte ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Autoridades locais e gestores escolares também marcaram presença.

Curso Técnico em Cooperativismo (Aula inaugural em Paraibano)

(Fotos: blog Paraibano News)

Oferecido como ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o curso a distância terá carga horária de 800 horas vai usar a sala de informática da escola municipal como local de funcionamento, procurando atender a uma demanda de 50 alunos matriculados. A previsão para ser concluído é de um ano e meio.

Ao concluir o curso de formação, os alunos estarão aptos a ingressar no mercado de trabalho, podendo prestar assistência técnica a cooperativas, bem como elaborar e desenvolver projetos. Além da possibilidade de atuar como profissional autônomo, o técnico pode ser empregado em cooperativas, empresas de consultoria, instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Redes de Computadores

Na mesma data da aula inaugural do curso de Cooperativismo, à tarde, o Campus São João dos Patos iniciou as atividades letivas do curso presencial de Redes de Computadores, envolvendo os aprovados no processo seletivo. Aluízio Gonçalves (coordenador-adjunto deste curso), Carlos Henrique Amaral e Iago Viana, que tinham participado da programação em Paraibano, estiveram presentes, ao lado de Thiago Reis (coordenador do curso de Redes), Diego Grosmann (coordenador de Polo) e Elizabeth Nascimento (suporte pedagógico).

Curso Técnico em Redes de Computadores

(Aula inaugural na sede do Campus São João dos Patos)