Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Seletivo 2019: Campus oferece 160 vagas para cursos técnicos
Início do conteúdo da página Notícias

Seletivo 2019: Campus oferece 160 vagas para cursos técnicos

As inscrições vão até 05 de outubro.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 13/09/2018 10h26
  • última modificação 13/09/2018 10h26

Estão abertas, em todo o Estado, as inscrições para o Seletivo de cursos técnico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). No Campus São João dos Patos serão ofertadas 160 vagas, distribuídas entre os cursos técnico integrado em Vestuário (40 vagas), Logística (40 vagas), Rede de Computadores (40 vagas) e Alimentos (40 vagas). As inscrições vão até cinco de outubro, pelo site do IFMA. O valor da inscrição é R$ 20 e pode ser pago até o dia 10 de outubro. Todos os cursos são gratuitos.

As provas estão marcadas para dois de dezembro (domingo), às 13h. Os candidatos que chegarem depois desse horário não poderão mais entrar no campus para fazer a prova. Neste dia os candidatos devem levar um documento oficial com foto, que pode ser a carteira de trabalho, documento de identidade (RG), carteira de conselhos de classe ou carteira nacional de habilitação.

Os candidatos também devem levar caneta esferográfica de cor preta ou azul-escuro. O uso de calculadora, telefone celular, aparelho eletrônico ou relógio digital não será permitido.

CURSOS

Técnico em Vestuário

Supervisiona o processo de confecção do produto conforme padrões de qualidade. Coordena a produção. Analisa e define a melhor sequência de montagem do produto, de acordo com a forma de execução e as características da matéria-prima. Propõe e analisa métodos de trabalho dos processos fabris. Determina o tempo-padrão das operações e dimensiona recursos necessários ao atendimento das demandas de clientes. Supervisiona a utilização de máquinas de costura industrial e equipamentos. Faz o planejamento e a programação da produção. Monitora o desempenho da produção. Supervisiona a execução de plano de manutenção.

Técnico em Rede de Computadores

Opera, instala, configura e realiza manutenção em redes de computadores. Aplica técnicas de instalação e configuração da rede física e lógica. Instala, configura e administra sistemas operacionais em redes de computadores. Implementa políticas de segurança para acesso a dados e serviços diversos.

Técnico em Logística

Realiza procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos. Agenda programa de manutenção de máquinas e equipamentos. Supervisiona processos de compras, recebimento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Presta serviços de atendimento aos clientes.

Técnico em Alimentos

Planeja e coordena atividades relacionadas à produção alimentícia, à aquisição e manutenção de equipamentos. Executa e supervisiona o processamento e conservação das matérias-primas e produtos da indústria alimentícia e bebidas. Realiza análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Implanta programas de controle de qualidade. Realiza a instalação e manutenção de equipamentos, a comercialização e a produção de alimentos. Aplica soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolver produtos e processos.

 

Fim do conteúdo da página