Página Inicial > Notícias > Mostra de roupas marca encerramento do Mulheres Mil

Mostra de roupas marca encerramento do Mulheres Mil

Alunas do curso de Modelagem e Costura expuseram peças autorais e receberam o certificado na cerimônia.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 08/04/2019 10h47
  • última modificação 08/04/2019 10h47

No dia 04 de abril, ocorreu o encerramento do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) São João dos Patos. Nessa edição foi ofertado um curso básico de qualificação em Modelagem e Costura, que contemplou 20 mulheres.  O encerramento do projeto se iniciou pela manhã com uma mostra das peças que as alunas confeccionaram, e pela tarde ocorreu uma sessão de fotos das alunas com suas peças e, por último, foi realizada a cerimônia para entrega dos certificados.

Na cerimônia, a aluna Dayane, que faz parte da Associação de Mulheres Agulha Criativa (AMAC) agradeceu pela oportunidade de aprender mais na área da costura. Após sua fala, a professora Elisângela Tavares ressaltou a importância dos temas transversais dentro do Programa Mulheres Mil, a exemplo da disciplina de Linguagens, ministrada pela pedagoga Ana Cristina, que possibilitou o desenvolvimento da comunicação das estudantes, a partir dos saberes populares.

“Quando temos a oportunidade de escutar as histórias de vida destas mulheres, percebemos o quanto são fortes, guerreiras e inspiradoras”, declarou a monitora do projeto, Layse, que também é aluna de Administração da instituição. A secretária municipal de Assistência Social de São João dos Patos, Simone Vilanova, ressaltou a importância do Instituto para a cidade e ficou muito satisfeita com o resultado do curso ao ver as alunas vestindo as peças que elas confeccionaram. O sentimento de satisfação com o projeto foi reforçado pela aluna Joana Darc. “Eu sou a pessoa mais feliz do mundo. Nunca pensei que eu ia receber um certificado. Obrigada a Deus e ao Instituto Federal, que nos deu uma oportunidade de ouro”. A coordenadora do curso, Denise Medeiros, ressalta que o nome do projeto – Juntos somos mais – foi acertado para o Programa Mulheres Mil em São João dos Patos, visto que o projeto mobilizou toda a instituição: terceirizados da limpeza, 15 professores de seis áreas, pedagogo, médico, psicólogo, setor financeiro e a direção geral. Na retrospectiva do projeto, a equipe ficou com a sensação de dever cumprido e disponível para os próximos desafios.