Página Inicial > Notícias > Estudantes colam grau em São João dos Patos

Estudantes colam grau em São João dos Patos

No total, 23 estudantes foram graduados nos cursos de Administração e Licenciatura em Física.
  • publicado 29/04/2019 21h37
  • última modificação 03/05/2019 08h49

A busca pela diplomação em um curso superior já é realidade para 23 estudantes do Campus São João dos Patos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Em solenidade presidida pelo Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, eles receberam a outorga de grau nos cursos de Licenciatura em Física e Bacharelado em Administração. O evento foi acompanhando por mais de 250 pessoas, um público composto de familiares, amigos e servidores da unidade de ensino.

Professores homenageados integraram tribuna de honra durante solenidade.

As turmas homenagearam profissionais que fizeram parte da trajetória acadêmica. No curso de Administração, as professoras Regina Bernardes e Cynara Barros foram escolhidas como paraninfa e patronesse, respectivamente. Já no curso de Física foi escolhida como paraninfa a docente Fabrícia Silva Machado e como patrono Thiago Reis da Silva.

Roberto Brandão cita que atuação profissional deve ser pautada pela ética e responsabilidade.

Para Roberto Brandão, os novos profissionais devem ficar atento às oportunidades e atuar pautados pela ética. “Vocês estão preparados para este caminho que é o mundo do trabalho. A mensagem que deixo é que vocês não deixem de aproveitar oportunidades. Estejam atentos e preparados. Espero que possam continuar a fazer parte da instituição, cursando uma pós-graduação ou mesmo ingressando em nossos quadros, e que tenham uma atuação profissional pautada pela ética e pela responsabilidade”.

Ricardo Marques foi o orador das turmas de formandos.

Escolhido como orador das duas turmas, Ricardo Saraiva Marques falou sobre superação. Ele, que graduou em Administração, relembrou etapas galgadas pelos discentes e como trabalharam as dificuldades que surgiram ao longo dos períodos letivos. “É uma alegria imensa representar meus colegas nesta noite. Escolhi falar da superação, que tem como significado palavras como vencer, exaltar, além de muitas outras. Todos nós que aqui estamos tivemos que superar desafios para chegarmos nesta etapa”.

Professor Elissandro Tavares, Diretor-geral do Campus São João dos Patos.

Entregando mais uma turma de profissionais ao mercado de trabalho, o Diretor-geral do Campus, professor Elissandro Tavares, citou o compromisso social da instituição.  “O Instituto Federal do Maranhão forma os melhores profissionais do mercado.  Chegamos ao final de mais uma etapa onde observamos que a instituição cumpriu seu papel. Hoje, vocês vão em busca de novos horizontes”.

Kaiany Vieira, ao centro, e familiares.

Falar em obstáculos e como buscar a superação é um discurso que se tornou uma prática diária para a estudante Kaiany Vieira da Silva. Ela, que possui uma limitação motora, é natural do município de Nova Iorque. Aos 25 anos, a jovem, que se tornou a primeira pessoa de uma família de 11 irmãos que concluiu um cursos superior tem orgulho de falar que é filha de pai Pescador e de mãe Lavadeira, e cita que o IFMA lhe abriu um horizonte que ela jamais imaginava ser possível. Sai de uma cidade muito pequena e foi com muita dificuldade que enfrentei essa jornada. De certo modo, abandonei e quebrei barreiras. No IFMA, fui super bem acolhida por professores e estudantes. E é com muita alegria que vejo que a minha história influenciou outros irmãos que também buscam oportunidades através do estudo”, disse a estudante que graduou em Administração ao lado dos familiares que lhe acompanharam na solenidade.

Melhorias no Campus – Durante a solenidade, o Reitor Roberto Brandão informou que no mês de maio ocorrerá assinatura de contrato com empresa de manutenção predial, e que o Campus São João dos Patos será contemplado com a reforma da piscina e com reestruturação de outras áreas.

Mesa diretiva contou com gestores do IFMA e representantes do executivo de São João dos Patos e Pastos Bons.

A mesa diretiva foi formada pelo Reitor do IFMA, Roberto Brandão;  Vice-prefeita de São João dos Patos, Rilda Lúcia; a Prefeita de Pastons Bons, Iriane Gonçalo de Sousa; a Pró-Reitora de Ensino, Ximena Paula Bandeira; o Pró-Reitor de Administração, Washington Conceição; o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos César Teixeira; o Diretor-geral do Campus São João dos Patos, professor Elissandro Tavares; a Diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus, professora Ana Paula Brito; o Chefe do Departamento de Ensino do Campus, Carlos Henrique Amaral; a Coordenadora do curso de Administração, Aurinete Ferreira; e o Coordenador do curso de Licenciatura em Física, Messias de Oliveira.

Acesse aqui todas as fotos

registrado em: