Página Inicial > Notícias > Projeto leva filmes educativos à população

Projeto leva filmes educativos à população

Projeto de extensão CineIFMA – A escola em cena exibiu filme no dia 25 de junho para 45 crianças e adolescentes.
  • publicado 25/06/2019 18h39
  • última modificação 25/06/2019 18h39

Com o propósito de oportunizar a exibição de filmes educativos para um público composto por crianças e adolescentes afim de desenvolver o senso crítico, intelectual, social e cultural com grande poder de inclusão social, foi executado no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São João dos Patos o projeto de extensão CineIFMA – A escola em cena.

O projeto visa ampliar as opções de acesso a atividades culturais para a população, além de promover o cinema como instrumento educativo interdisciplinar. Ou seja, o projeto tem um papel fundamental na educação e na formação de opiniões críticas, pois discutiu assuntos relevantes de forma dinâmica e criativa de maneira inovadora no campus.

O filme exibido na sessão do dia 25 de junho para um público de 45 crianças e adolescentes, foiLEGO Os Incríveis, um filme surpreendente, divertido, que traz a oportunidade de fazer uma reflexão sobre tantos conflitos do cotidiano, relacionamento, família, adolescência, trabalho em equipe.

“O principal objetivo do projeto é promover entretenimento e cultura para crianças e adolescentes da cidade de São João dos Patos, desenvolvendo nelas o hábito e o gosto pelas artes e a valorização da cultura. Além disso, propiciar uma ação educativa que contempla a ludicidade, unindo a aprendizagem com prazer, de forma a efetivar uma construção de conhecimento e de identidade cultural através de uma sessão de cinema”, destaca a professora Mayara Leal Reis Fernandes, coordenadora do projeto. Ela complementa ainda que o projeto torna-se ainda mais relevante porque, na cidade de São João dos Patos, não existe nenhum ponto de exibição de filmes.

O professor Thiago Reis da Silva também comentou sobre a realização do projeto. “O projeto possibilitou o acesso da população local e a comunidade a uma forma de cultura como lazer, além de abrir as portas da Instituição para a comunidade em geral através de uma oportunidade de acesso gratuito ao cinema. Em outras palavras, acredita-se que o projeto trará contribuições significativas à comunidade local por meio da formação cultural de crianças e jovens, que, em contato com atividade como essa, são transformados”, comenta.

O projeto envolveu uma equipe composta por 2 professores, a assistente de alunos Alcyone Oliveira de Araújo, uma extensionista voluntária e 8 alunos do curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao ensino médio.