Página Inicial > Notícias > IFMA oferta curso de construção de aplicativos matemáticos

IFMA oferta curso de construção de aplicativos matemáticos

Curso de extensão conta com 30 alunos do ensino médio e tem carga horária de 40 horas.
  • publicado 06/09/2019 17h01
  • última modificação 06/09/2019 17h01

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São João dos Patos estão desenvolvendo um curso de extensão voltado para 30 alunos do ensino médio. A ação consiste em instrumentalizar os estudantes na Plataforma App Inventor 2 e, consequentemente, construir aplicativos para smartphones. A plataforma utilizada foi desenvolvida pela Google, e é uma aplicação código aberto que reúne ferramentas que servem para a construção de simples calculadoras e até controles para robótica. Mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e disponibilizada gratuitamente para diversos países, o App Inventor permite ser operacionalizado em vários idiomas.

“Para os estudantes, é uma atividade desafiadora e ao mesmo tempo prazerosa, pois ao mesmo tempo em que estes não necessitam ter conhecimento algum em linguagem de programação, são responsáveis pela construção do seu primeiro aplicativo, programado com ideias matemáticas e até lógica básica”, afirmou o coordenador do projeto, professor Renato Darcio Noleto Silva. O projeto dá continuidade à atividades de pesquisa incluídas na dissertação do professor, que tem planos para novas pesquisas sobre o tema.

Outra importância das oficinas desenvolvidas é que as atividades e os dados coletados são objeto de pesquisa de trabalho de conclusão de curso (TCC) de três alunos do curso de Licenciatura em Matemática, e orientandos do professor Renato. Para Jardel Guimarães, “a inserção das tecnologias no ensino de matemática garante um alinhamento do ensino às novas demandas da sociedade e, com a
temática, elucidam aos estudantes outras perspectivas para o uso consciente do smartphone.

O curso tem carga horária de 40 horas e acontece todas as sextas feiras no laboratório de informática do campus. Os temas abordados são aplicativos de calculadoras matemáticas para funções, jogos simples e modelagem de aplicativos diversos.