Página Inicial > Notícias > Graduação em Redes de Computadores tem aula inaugural

Graduação em Redes de Computadores tem aula inaugural

O IFMA ofertou 40 vagas na primeira turma do curso, que tem duração de três anos.
  • publicado 26/02/2020 17h26
  • última modificação 26/02/2020 17h26

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São João dos Patos abriu em 2020 a primeira turma do curso de graduação tecnológica em Redes de Computadores. A aula inaugural foi realizada no último dia 20 de fevereiro, no auditório do campus. Participaram do evento alunos e professores do curso, além de representantes de empresas provedoras de Internet da região.

A aula inaugural contou com uma mesa redonda sobre perspectivas do mercado de trabalho na área de redes de computadores, da qual participaram o coordenador do curso, professor Diego Grosmann; os proprietários da empresa Connect Telecomunicações, Waldei da Silva e Michelle Martins; o proprietário da Computex Informática, Antonio Orione de Sousa; e dois coordenadores da Virtex Telecom, Paulo Vinícius e Leonardo Ribeiro.

Antonio Orione falou sobre as mudanças ocorridas desde quando começou a trabalhar com Internet em 1998 – das conexões discadas, passando por links via rádio até chegar às fibras. O empresário tratou ainda de mudanças futuras, comentando os princípios da Internet das Coisas. Já os proprietários da Connect Telecomunicações destacaram a dificuldade de encontrarem profissionais de Redes para suprir a demanda da empresa e deram dicas sobre como se candidatar a uma vaga de emprego. Os representantes da Virtex Telecom contaram um pouco da trajetória profissional de cada um, mostrando como a carreira de Redes pode ser promissora e alertando para a necessidade de constante aperfeiçoamento.

“Os provedores de serviço de Internet detêm alguns dos postos de trabalho que podem ser ocupados pelos profissionais de Redes. Na mesa redonda, pudemos ver o relato de alguns representantes desses provedores contando suas histórias de luta para conseguir chegar aonde estão. Foi enfatizado a crescente demanda por expansão nas redes e a demanda por profissionais causada por essa expansão. Todos foram unânimes em dizer que as empresas de telecomunicações estão abertas aos profissionais formados e desejam muito consolidar políticas de estágio dentro de seu RH”, pontuou o professor e coordenador Diego Grosmann.

O entusiasmo com as perspectivas de carreira é o sentimento que define o início do curso para o aluno Roberto Carlos Lima. “A mesa redonda com os representantes de Provedores locais foi de grande incentivo a nós discentes do Curso de Redes de Computadores. Debatemos sobre o futuro das Redes, a necessidade crescente de profissionais na área para novas empresas e empregos especializados”, comentou.

Sobre o curso

O curso de Tecnologia em Redes de Computadores foi criado com a proposta de aproveitar a vocação comercial do município de São João dos Patos e a crescente informatização da economia. O e-commerce, a necessidade de emissão de nota fiscal eletrônica e a maior busca por entretenimento digital impulsionam a demanda por serviços de Internet. Com mais uma opção de graduação ofertada à comunidade, o IFMA busca cumprir sua missão institucional e potencializar o crescimento regional. Na última edição do SISU, o Instituto ofertou 40 vagas para o turno matutino. O curso tem duração de 3 anos.

registrado em: