Página Inicial > Notícias > IFMA realiza formatura de bacharéis em Administração

IFMA realiza formatura de bacharéis em Administração

• publicado 23/04/2021 18h21
  • última modificação 23/04/2021 19h03

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou, no dia 16 de abril, a formatura de 23 (vinte e três) bacharéis em Administração do Campus São João dos Patos, em solenidade remota.

“O IFMA é um projeto de grande importância para São João dos Patos e para os municípios da região, por propiciar uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade”, ressaltou o reitor Carlos César Ferreira. “Passamos por diversos problemas no  processo de expansão da instituição, mas é importante ressaltar que enquanto a era Escola Técnica/CEFET levou 70 anos para ofertar cursos superiores, o IFMA São João dos Patos, em tão pouco tempo, já está entregando os filhos da terra qualificados com formação superior, sem a necessidade de se deslocar para a capital e e isso é motivo de muito orgulho”, prosseguiu. “É a vitória da democratização da educação”.

O diretor geral da unidade, Renato Dárcio, destacou a importância do Campus IFMA – São João dos Patos para a região, bem como a satisfação e alegria de ter no Sertão Maranhense uma Instituição de renome e prestígio, formando alunos sem a necessidade de sair de sua terra. “Nesta turma temos alunos que cursaram o ensino médio e hoje estão concluindo o curso superior, além de servidores que estão tendo a possibilidade de qualificação na própria instituição que atua”, destacou.

O prefeito da cidade, Alexandre Magno Gomes, pontuou que participar de um momento tão especial lhe suscitou lembranças da sua formação. “Acidade de São João dos Patos só tem a ganhar com os mais novos profissionais”, destacou.

O nome dado a turma foi uma homenagem ao professor do curso, Cícero Pereira dos Santos. “A solenidade foi remota, mas a emoção de ver a outorga de grau foi mais do que presencial, foi espetacular!”, afirmou. “Para os estudantes, um momento de realização, para as famílias o sentimento do dever cumprido e para a nossa comunidade a certeza que vale a pena investir na educação pública”, destacou.

A oradora da turma, Elza Maria, agradeceu a Deus, aos pais e a instituição pela conquista alcançada e pela formação recebida ao longo de quatro anos. “É uma satisfação em concluir mais uma etapa na minha formação”, afirmou. “Foi fruto de renúncias, lutas e muitas conquistas e que hoje é um diferencial na vida de cada um dos 23 formandos”, ressaltou.

A paraninfa e coordenadora do curso, a professora Aurinete Ferreira, destacou a sua emoção de ver seus alunos concluindo uma etapa tão importante que é o curso de graduação. “Agradeço pela homenagem recebida, o IFMA estará de portas abertas para os alunos”, destacou.

O evento contou, ainda, com a presença do reitor Carlos César Ferreira, que presidiu a solenidade; a diretora de Ensino e patronesse da Turma, a professora Sandra Caminha; os pró-reitores  de Ensino e Assuntos estudantis, Maron Gomes; de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Rogério Teles; de Extensão, Carlos Alexandre Araújo; e de Administração, Lucimeire Castro; além de professores e servidores do campus, além de autoridades como o presidente da Câmara Municipal, Francisco Dias; a secretária Municipal de Educação ,Mariana Lira; a diretora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus São João dos Patos, Edna Noleto; e a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, Linda Borborema.

registrado em: