Página Inicial > Notícias > IFMA São João dos Patos promove Jornada Pedagógica

IFMA São João dos Patos promove Jornada Pedagógica

• publicado 23/04/2021 18h49
  • última modificação 23/04/2021 19h02

A Jornada Pedagógica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus São João dos Patos, realizada de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, foi um sucesso. A jornada, que aconteceu entre 8 e 16 de abril, foi aberta com a palestra “Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo”, ministrada pelo professor Ricardo Ramos Fragelli. Doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília, ele vem se dedicando a pesquisas em sistemas inteligentes e adaptativos aplicados à educação, design educacional, técnicas e métodos educacionais.

O diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA), professor João Batista Bottentuit Júnior, que é doutor em Ciências da Educação pela portuguesa Universidade do Minho abordou “Estratégias e possibilidades pedagógicas para o ensino remoto e presencial”. Em seguida, o tema “Prevenção e manejo do comportamento suicida: orientações para a atuação de professores e servidores” foi tratado pela Enfermeira Flávia da Costa Ferreira.

“Atividades Pedagógicas Não Presenciais” foi apresentado pela pedagoga do Campus São José de Ribamar, Mariceia Ribeiro Lima, com mediação das pedagogas do Campus São João dos Patos, Ana Cristina Albuquerque e Ana Paula Sousa Brito.

A Jornada ainda contou com o desenvolvimento da oficina “Técnicas e ferramentas de produção de vídeo aulas e recursos”, ministrada pelo Jornalista Carlos Guilherme Moraes Cerqueira; exposição sobre “Planos de Anual de Compras – PAC”, apresentada por Diego Grosmann e Antônio Cruz Viana; “Orientação com a comissão de planos de trabalho” (prof. Diego Botelho); “Planejamento e Estratégias de Ensino 2021” (profa. Claudete Ribeiro de Araújo) e “Planejamento Estratégico” (Antônio Cruz Viana e Diego Grosmann).

Também foi realizada uma roda de conversa sobre saúde mental e trabalho remoto em tempos de pandemia: “O Novo Normal”, coordenada pela psicóloga do Campus Pinheiro, Rita de Cássia Araújo.

A programação seguiu com reflexões, avaliações e troca de experiências sobre a educação na modalidade remota com vistas ao aperfeiçoamento das habilidades pedagógicas, as possíveis soluções par999a os problemas identificados e um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem do Campus.

registrado em: