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Página Inicial > Atividades Pedagógicas Não Presenciais Campus São João dos Patos
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Atividades Pedagógicas Não Presenciais Campus São João dos Patos

publicado 21/12/2020 17h47 | última modificação 21/06/2021 22h34

Nesta página você encontra as informações consolidadas das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) desenvolvidas no Campus São João dos Patos do Instituto Federal do Maranhão.

Calendário Acadêmico 2021 ENSINO MÉDIO

Baixe aqui o calendário ensino médio 2021.1 em PDF

Calendário Acadêmico 2021 SUPERIOR

Baixe aqui o calendário superior 2021.1 em PDF


Horários Cursos Matutino

Etapa 01

Turmas contempladas: Alimentos 2019.M – 3; Alimentos 2020.M – 2; Alimentos 2021.M – 1; Logística 2020.M – 2; Redes de Computadores 2020.M – 2; Redes de Computadores 2021.M – 1; Vestuário 2019.M – 3; Tecnólogo  em Redes de Computadores 2020.1 e 2021.1

Início das APNPs: 22 de abril de 2021

Encerramento das APNPs: 11 de fevereiro de 2022

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Horários Cursos Vespertino

Etapa 01

Turmas contempladas: Alimentos 2020.V – 2; Alimentos 2021.V – 1. Logística 2019.V – 3; Logística 2021.V – 1. Redes de Computadores 2019.V – 3; Licenciatura em Matemática 2018.1; Licenciatura em Matemática 2019.1; Licenciatura em Matemática 2020.1 e 2021.1

Início das APNPs: 22 de abril de 2021

Encerramento das APNPs: 11 de fevereiro de 2022

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Horários Cursos Noturno

Etapa 01

Turmas contempladas: Bacharelado em Administração 2018.1; Bacharelado em Administração 2019.1; Bacharelado em Administração 2020.1; Bacharelado em Administração 2021.1; Licenciatura em Física 2017.2; Licenciatura em Física 2019.2; Proeja em Vestuário 2019.2

Início das APNPs: 22 de abril de 2021

Encerramento das APNPs: 11 de fevereiro de 2022

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Orientações de acesso aos sistemas Institucionais

TV IFMA – TV Institucional do IFMA

Canal do Campus no youtube – Inscreva-se no canal.

Acesso ao Google Meet – Tutorial de acesso ao Google Meet, plataforma gratuita do Google para web conferências adotada pelo IFMA.

E-mail acadêmico – Saiba como criar o e-mail acadêmico. Material da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DiGTI).

Criar ou redefinir usuário e senha no Suap – Neste vídeo, a DiGTI orienta sobre como criar ou redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) no Suap.

Criar ou redefinir usuário e senha  através do Q-Acadêmico – Neste vídeo, a DiGTI orienta sobre como criar ou redefinir suas credenciais institucionais (usuário e senha) através do Q-Acadêmico.

Auxílios financeiros aos estudantes –  Confira os processos seletivos do Campus Caxias durante o pandemia do novo Coronavírus: Auxílio Inclusão Digital.

IFMA contra o coronavírus – Nesta página, você encontrará  as medidas preventivas adotadas contra o avanço do Coronavírus, orientações de como proceder e também toda base legal já publicada pelo Ministério da Educação, Ministério da Economia e pelo Comitê Central de Crise do IFMA e Comitês Locais.

Perguntas frequentes – Nesta página, você encontrará perguntas e respostas.

Página Geral do IFMA sobre as APNPs – Nesta página, você encontrará as informações consolidadas pela Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis.

Abaixo, você encontra as informações consolidadas sobre legislação e normas internas.

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#d o c u m e n t o s    s j p a t o s

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Documentos da Reitoria

  1. Portaria IFMA nº 1.202, de 18 de março de 2020 – Estabelece aos campi e reitoria procedimentos e rotinas das atividades acadêmicas, administrativas, de atendimento ao público e de prevenção diante do cenário de emergência de saúde pública em decorrência do avanço do Coronavírus (COVID-19);
  2. Portaria IFMA nº 1.254, de 23 de março de 2020 –  Determina procedimentos para atividades acadêmicas e de estágio aos campi do IFMA;
  3. Portaria IFMA nº 1.868, de 20 de maio de 2020 – Atualiza a composição do Grupo de Trabalho para análise e planejamento de estratégias e processo formativo para uso de tecnologias com base;
    nos resultados de pesquisa institucional sobre condições de acesso à internet de estudantes e a habilidade e o aspecto formativo dos professores para produção de conteúdo digital;
  4. Portaria IFMA nº 1.892, de 21 de maio de 2020 – Estabelece procedimentos para a aquisição e distribuição de gêneros alimentícios aos estudantes da Educação Básica do Instituto Federal do Maranhão no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
  5. Portaria IFMA nº 2.068, de 02 de junho de 2020 –  Estabelece normas à Graduação, no que tange à defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, às Atividades Complementares e a Cursos de Férias e, no caso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no que se refere ao Estágio Supervisionado, durante a vigência da suspensão das atividades acadêmicas presenciais;
  6. Portaria IFMA nº 2.618, de 12 de junho de 2020 –  Estabelece diretrizes para a realização de Atividades Pedagógicas não Presenciais nos cursos presenciais de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Graduação e Pós-Graduação do IFMA, para a reorganização do Calendário Escolar 2020;
  7. Portaria IFMA nº 2.626, de 16 de junho de 2020 – Estabelece diretrizes para  apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso e atividades avaliativas no formato virtual e orienta acerca das Atividades de Estágio nos Cursos Superiores EaD e Pós-Graduação Lato SensuPresencial do IFMA;
  8. Portaria IFMA nº 2.656, de 18 de junho de 2020 -Dispõe sobre a trilha formativa para a utilização de ferramentas digitais que favoreçam os processos de ensino e de aprendizagem no contexto emergencial relativo à preparação de materiais e atividades pedagógicas não presenciais;
  9. Portaria IFMA nº 3.490, de 20 de julho de 2020 – Orienta quanto aos procedimentos que deverão ser adotados pelos campi ofertantes de cursos superiores na modalidade a distância para a execução das práticas de estágios, de que trata a Portaria MEC  nº 544/2020;
  10. Portaria IFMA nº 3.644, de 31 de julho de 2020 – Estabelecer disposições específicas para a realização de atividades não presenciais nos cursos presenciais de pós-graduação ofertados pelo IFMA;
  11. Portaria IFMA nº 3.643, de 31 de julho de 2020 –  Estabelecer as orientações para a utilização Google Classroom como plataforma digital de ensino remoto;
  12. Portaria IFMA nº 4.461, de 02 de outubro de 2020 – Altera redação do Anexo I da Portaria IFMA nº 2.618, de 12 de junho de 2020, que estabelece diretrizes para a realização de Atividades Pedagógicas não Presenciais nos cursos presenciais de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Graduação e Pós-Graduação do IFMA, para a reorganização do Calendário Escolar 2020;
  13. Portaria IFMA nº 4.426, de 22 de setembro de 2020 – Estabelece diretrizes relacionados à Graduação e aos Cursos Técnicos, no que tange à substituição de práticas presenciais de estágio e de laboratório por atividades não presenciais e quanto às possibilidades de estágio presencial no contexto da Pandemia;
  14. Nota Orientativa nº 01/2020– sobre a Portaria IFMA nº 2.618, de 12 de junho de 2020;
  15. Nota Orientativa nº 02/2020–  sobre a Portaria Nº 2.618, de 12 de junho de 2020 e a sobre a Portaria 4.661, de 02 de outubro de 2020.

Documentos do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação

  1. Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020 – Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020;
  2. Portaria MEC nº 473, de 12 de maio de 2020 – Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020;
  3. Portaria MEC nº 376, de 03 de abril de 2020 – Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19;
  4. Portaria MEC nº 534,de 23 de março de 2020 – Estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19) a serem adotadas no âmbito do Ministério da Educação, no que se refere aos prestadores de serviços terceirizados;
  5. Portaria MEC nº 345, de 19 de março de 2020 – Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020;
  6. Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020 – Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19;
  7. Parecer CNE/CP Nº 5/2020 – Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19;
  8. Resolução CNE/CP nº 2, de 10 de dezembro de 2020 – Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.

 

Perguntas Frequentes - Estudantes

Perguntas frequentes

  1. Posso fazer alguma coisa antes de iniciar as Atividades Pedagógicas Não Presencias (APNPs)?

Sim. Verifique se seus dados cadastrais estão atualizados no Suap e, principalmente, se o e-mail cadastrado está correto. Além, disso poderá se preparar para os estudos, reorganizando sua nova rotina e separando os materiais que serão necessários, como livros didáticos e suas anotações.

  1. As Atividades Pedagógicas Não Presencias tiveram início. E agora, o que devo fazer?

Se você tem acesso à internet, clique aqui e acesse os horários de atividades síncronas. Se você não tem acesso à internet, precisará de outro recurso. Nesse caso, entre em contato com o (a) coordenador (a) de curso.

  1. Onde serão compartilhadas as APNPs mediadas por tecnologias digitais?

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais mediadas por tecnologias digitais terão seu compartilhamento realizado com os estudantes via Google Classroom. Ou seja, todos os roteiros, os materiais e as atividades serão compartilhadas via Google Classroom, sendo o registro dos diários feitos no Suap e/ou Q–Acadêmico, e as aulas online ministradas via Google Meet. É importante destacar que, quando concomitante (atividades presenciais e não presenciais), o professor deve evitar a sobrecarga de atividades na oferta semanal da carga horária

  1. Como será computada a minha frequência?

A frequência dos estudantes será registrada mediante a entrega das atividades propostas nas aulas síncronas e assíncronas referentes ao período da realização das atividades não presenciais de ensino.

  1. Como serão as avaliações?

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais podem ser avaliadas para efeito de cômputo das notas, obedecidas as Normas de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem para os Cursos Técnicos, as Normas Gerais dos Cursos de Graduação e a Regulamentação dos Cursos de Pós-Graduação. No âmbito das atividades síncronas são permitidas avaliações para cômputo de nota, desde que seja garantido o acesso de todos os estudantes à referida avaliação. Para os estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio deve ser assegurada a recuperação paralela. No caso da Educação Superior deve ser assegurada a avaliação suplementar.

  1. O tempo de duração de atividades on-line é o mesmo das aulas presenciais?

Nas atividades síncronas, o professor terá, preferencialmente, o tempo de 40 minutos a cada hora-aula, que poderá ser ajustado observadas as características próprias dos conteúdos a serem trabalhados. Nas atividades assíncronas, relacionadas ou não com a temática das aulas síncronas, o professor deve fornecer ao estudante um guia de estudos de Atividades não Presenciais dos Componentes Curriculares.

  1. Como fica minha situação caso não tenha internet ou problema de conexão durante uma atividade?

Por meio da Política de Assistência ao Educando, o IFMA estar garantido ao estudante em situação de vulnerabilidade social, acesso ao Auxílio Inclusão Digital e ao Auxílio de Recursos Tecnológicos de Informação e Comunicação. Por meio do primeiro, o estudante pode adquirir chip de telefonia móvel e/ou inserir no pacote de dados móveis do serviço móvel pessoal/SMP ou pagar plano de internet banda larga para acesso à internet. Já o segundo, por meio de repasse financeiro, o estudante pode adquirir tablet, computador, notebook e smartphone.

O estudante que não possui acesso à internet deve entrar em contato com o (a) coordenador de curso, para que a Instituição analise a melhor forma de atendê-lo.

  1. O ano letivo será desenvolvido somente com as APNPs?

Inicialmente, as Atividades Pedagógicas não Presenciais não poderiam ultrapassar 50% da carga horária total do ano letivo de 2020. Entretanto, por meio da Portaria Nº 4.661/2020, o IFMA permitiu o cômputo de até 100% do total de horas do ano letivo de 2020.

  1. Haverá sábados letivos?

Devido a necessidade do calendário, todos os sábados são letivos. A realização de sábado será preferencialmente com aulas assíncronas seguindo o que está estipulado em calendário aprovado no Conselho diretor do campus-CONDIR.

  1. Há previsão de quando retornaremos presencialmente?

A Instituição está acompanhando as orientações dos órgãos competentes. No momento, não há previsão para o retorno presencial.

  1. Havendo melhora na situação da pandemia e liberação dos órgãos competentes, poderemos retornar presencialmente?

Quando houver permissão/liberação, está previsto um retorno no modo híbrido (mesclando atividades presenciais e não presenciais).

  1. Como o IFMA está se organizando para o retorno as atividades presenciais?

Por meio da Portaria Nº 2.934/2020, o IFMA divulgou Plano de Retorno aos ambientes de trabalho, ensino, pesquisa e extensão a ser implementado nos Campi/ Reitoria e polo EaD, e acompanhado pelo Comitê de Crise Local, Equipe de Saúde e demais colaboradores.

  1. Como ocorrerá o retorno as atividades presenciais?

Na reorganização do Calendário Escolar 2021 e no planejamento do retorno às aulas presenciais, o Campus promoverá: a) Acolhimento da comunidade escolar; b) Momento formativo para os servidores a respeito dos procedimentos que devem ser adotados no acolhimento aos estudantes e familiares; c) Reorganização dos horários; d) Orientações para as atividades de ensino; e) Avaliação diagnóstica; f) Atendimento e comunicação com a família; g)  Medidas preventivas à disseminação de contaminação do novo coronavírus.

  1. Ainda tenho dúvidas. Para quem devo perguntar?

Dúvidas específicas, relativas a cada curso ou setor, devem ser encaminhadas para os coordenadores de curso ou para o e-mail do setor em questão, respectivamente.

Para obter os endereços de e-mail dos setores educacionais, clique aqui: https://sjpatos.ifma.edu.br/contatos/

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Agendmentos e Atendimento Presencial

Com a impossibilidade de realização das aulas presenciais e adoção do trabalho remoto frente o contexto pandêmico, o IFMA Campus São João dos Patos manteve em funcionamento somente as atividades e os serviços essenciais para garantir a continuidade e a preservação do serviço público. A Portaria nº 3.651, de 03 de agosto de 2020, autorizou os Campi e a Reitoria a retornarem, de forma gradativa, às atividades administrativas presenciais. Dessa maneira, após diversas atividades de planejamento e considerando as especificidades, setores do Campus retomaram e/ou ampliaram o atendimento às comunidades acadêmica e externa. Inicialmente, recomendamos buscar atendimento virtual. Entretanto, se for necessário atendimento presencial, o usuário deverá observar, conforme descrito abaixo, os horários, os dias de funcionamento e se carece de agendamento prévio. Além disso, recomendamos ao usuário que confirme se no período haverá expediente ao público.

Diretorias

Diretoria Geral

Renato Dárcio Noleto Silva (renato.silva@ifma.edu.br)

Telefone Institucional: (99) 98411-9967

Segunda a sexta-feira

8h às 12h e 14h às 18h

Acompanhe a agenda do DG em: https://sjpatos.ifma.edu.br/agenda-do-diretor/

Administração e Planejamento

Diego Grosmann (diego.grormann@ifma.edu.br)

Segunda a sexta-feira

08h às 12h e de 13h30 às 17h30

Desenvolvimento Educacional

Sandra Maria de Sousa Caminha (sandra.caminha@ifma.edu.br)

Telefone Institucional: (99) 98418-0035

Segunda a sexta-feira

08h às 12h e de 13h30 às 17h30

Horário de Atendimento Presencial dos Setores

Horários de atendimento presencial dos Setores, Diretoria Geral, Diretoria de Desenvolvimento Educacional, Diretoria de Administração e Planejamento

Segunda à sexta-feira

8h às 12h e 14h às 18h

Contatos – Nesta página, veja os contatos.

Contatos

IFMA Campus São João dos Patos

Endereço: Rua Padre Santiago, s/n, Centro, São João dos Patos-MA, CEP: 65665-000.

Telefones: + 55 (99) 3551-2823 / 3551-2423

E-mail: campus.sjpatos@ifma.edu.br / gabinete.sjpatos@ifma.edu.br

 

Diretor-Geral

Renato Darcio Noleto Silva

Telefone: +55 (99) 98411-9967

E-mail: renato.silva@ifma.edu.br

 

Diretoria de Planejamento e Gestão

Diego Grosmann

Telefone: +55 (99) 98414-6510

E-mail: dap.sjpatos@ifma.edu.br / diego.grosmann@ifma.edu.br

 

Diretoria de Desenvolvimento de Ensino

Sandra Maria de Sousa Caminha

Telefone: +55 (99) 98418-0035

E-mail: dde.sjpatos@ifma.edu.br / sandra.caminha@ifma.edu.br

 

Departamento de Ensino

Jesus Vênus Silva Costa

E-mail: de.sjpatos@ifma.edu.br / jesus.costa@ifma.edu.br

 

Departamento de Extensão e Relações Interinstitucionais

Cynara Barros de Moraes

E-mail: deri.sjpatos@ifma.edu.br / cynara.moraes@ifma.edu.br

 

Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

Patrícia de Sousa Santos

E-mail: dppgi.sjpatos@ifma.edu.br / patricia.sousa@ifma.edu.br

 

Coordenadoria de Gestão de Pessoas 

Ryan Douglas Borges Mendes

E-mail: cgp.sjpatos@ifma.edu.br / ryan.mendes@ifma.edu.br

 

Coordenadoria de Assistência ao Educando

Francisco Nilson Silva Almeida

E-mail: cae.sjpatos@ifma.edu.br / francisco.almeida@fma.edu.br

 

Coordenadoria de Tecnologia da Informação

Iago Viana Monteiro

E-mail: nti.sjpatos@ifma.edu.br/ iago.monteiro@ifma.edu.br

 

JORNADA PEDAGÓGICA

Jornada Pedagógica 2021

A Jornada Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus São João dos Patos foi um sucesso. Tendo iniciado no dia 08/04/2021 e encerrado no dia 16/04/2021, a jornada abordou várias temáticas, entre elas, “Aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo” apresentada pelo Prof. Dr. Ricardo Ramos Fragelli, que foi a palestra de abertura, além da “Estratégias e possibilidades pedagógicas para o ensino remoto e presencial” apresentada pelo Prof. Dr. João Batista Bottentuit Júnior, “Prevenção e manejo do comportamento suicida: orientações para a atuação de professores e servidores” apresentada pela Enfermeira Flávia da Costa Ferreira, “Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP)” apresentada pela Convidada Mariceia Ribeiro Lima, Pedagoga, lotada no Campus São José de Ribamar e mediada pelas Pedagogas do Campus São João dos Patos, Ana Cristina Albuquerque e Ana Paula Sousa Brito.

A Jornada ainda contou com o desenvolvimento de uma oficina intitulada “Técnicas e ferramentas de produção de vídeo aulas e recursos” ministrada pelo Jornalista Carlos Guilherme Moraes Cerqueira, exposições sobre “Planos de Anual de Compras- PAC” apresentado por Prof. Diego Grosmann (DAP) e Antônio Cruz Viana (CCLC), “Orientação com a comissão de planos de trabalho (Frequências) ” apresentado pelo Prof. Dr. Diego Botelho e Comissão, “Planejamento e Estratégias de Ensino 2021 (Departamento de Ensino)” apresentada pela Profa. Dra. Claudete Ribeiro de Araújo, “Planejamento Estratégico” apresentado por Antônio Cruz Viana (CLCC) e Diego Grosmann (DAP) e uma – Roda de Conversa sobre saúde mental e trabalho remoto em tempos de pandemia: “O Novo Normal” apresentada pela Psicóloga do Campus Pinheiro e CAE Rita de Cássia Araújo.

A Jornada ainda contou com o desenvolvimento de uma oficina intitulada “Técnicas e ferramentas de produção de vídeo aulas e recursos” ministrada pelo Jornalista Carlos Guilherme Moraes Cerqueira, exposições sobre “Planos de Anual de Compras- PAC” apresentado por Prof. Diego Grosmann (DAP) e Antônio Cruz Viana (CCLC), “Orientação com a comissão de planos de trabalho (Frequências) ” apresentado pelo Prof. Dr. Diego Botelho e Comissão, “Planejamento e Estratégias de Ensino 2021 (Departamento de Ensino)” apresentada pela Profa. Dra. Claudete Ribeiro de Araújo, “Planejamento Estratégico” apresentado por Antônio Cruz Viana (CLCC) e Diego Grosmann (DAP) e uma – Roda de Conversa sobre saúde mental e trabalho remoto em tempos de pandemia: “O Novo Normal” apresentada pela Psicóloga do Campus Pinheiro e CAE Rita de Cássia Araújo.

A programação seguiu com reflexões, avaliações e troca de experiências sobre a educação na modalidade remota com vistas ao aperfeiçoamento das habilidades pedagógicas, as possíveis soluções para os problemas identificados e um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem do Campus.

A Semana Pedagógica ocorreu de forma remota, utilizando a plataforma Google Meet.

Baixar Cronograma

PNAE

Distribuição de Alimentos

No dia 11 a 15 de janeiro de 2021 o IFMA – São João dos Patos realizou a entrega dos gêneros Alimentícios provenientes da Agricultura Familiar. Esta ação ocorreu com o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, onde foi possível distribuir frango, polpa de fruta e bananas a 240 alunos do Instituto.

Esta ação foi bem recebida pela comunidade e utilizou-se todos os cuidados que a pandemia exige: uso de máscara, utilização de álcool 70 e medição da temperatura antes de entrar no Campus.

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES

Reunião com estudantes, pais e responsáveis

A Diretoria de desenvolvimento educacional do IFMA, Campus São João dos Patos, realizou no dia 14/01/2021 às 19h, uma reunião de pais e mestres transmitida pelo canal do Instituto no youtube.

Na ocasião, foi apresentada a nova equipe gestora do Campus e realizado alguns esclarecimentos sobre o ano letivo, que trouxe como principal pauta a reabertura dos laboratórios para utilização dos alunos, assim como outros espaços da instituição, seguindo as orientações que a enfermeira do Campus, Flávia Costa Ferreira, fez com base no protocolo de saúde para reabertura gradual das atividades. Posto isso, foi aproveitado o momento para promover uma maior interação entre a família e o ambiente escolar.

COLAÇÃO DE GRAU

Solenidade de Colação de Grau Virtual

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus São João dos Patos, realizou no dia 15 de janeiro de 2021 às 17:00 h a Solenidade de Colação de Grau virtual dos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática. O evento contou com a presença do Reitor da instituição o professor Carlos Cesar Teixeira Ferreira, o Diretor-Geral do Campus Renato Darcio Noleto Silva, além dos professores e demais servidores do IFMA – São João dos Patos.

Divulgação

Sucupira do Riachão

Estiveram no Gabinete da Prefeitura de Sucupira do Riachão, na manhã de 21/01/2021, o Prof. Renato Darcio Noleto Silva- Diretor Geral e Sandra Maria Caminha- Diretora de Desenvolvimento do Ensino do IFMA, Campus São João dos Patos. Recebidos pelo Prefeito Walter Azevedo e a Secretária de Educação Kariny Almeida, os servidores da renomada instituição discutiram diversos temas que fortalecem a parceria entre Prefeitura e o IFMA. O objetivo principal da visita foi a Divulgação do Seletivo Unificado para os Cursos Técnicos de ensino médio na área de Alimentos, Logística e Rede de Computadores que totalizam 160 vagas. O Prof. Renato destacou que “Sucupira é o município geograficamente mais próximo da sede do Campus, no entanto, sente que existe um distanciamento de parcerias”. O Prefeito Walter concordou e manifestou com entusiasmo que as duas instituições devem fortalecer os vínculos e atuar no apoio aos discentes, na oferta de cursos, capacitação de professores e demais servidores municipais e na busca de recursos para ajudar a instituição. A professora Kariny Almeida enfatizou sobre os diversos alunos Sucupirenses que adquiriram crescimento educacional e profissional após estudarem no IFMA, a exemplo a aluna Thainá Oliveira, hoje Doutoranda em Física pela UNB em Brasília. A mestra Sandra Caminha lembrou que além do ensino, a pesquisa e a extensão também são destaque nos serviços ofertados pelo Campus, e que a região só tem a ganhar. Certos de terem dado um grande passo em prol do desenvolvimento regional, encerraram a reunião com um convite ao Prefeito a visitar as instalações do Campus.

 

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